sábado, 29 de abril de 2017

[FIFA 18] Modo Jornada, UEFA Champions League, Bundesliga e outras novidades



Nessa época faltam notícias sobre os jogos de futebol pela produção estar no começo. Ainda assim, começam a aparecer rumores e algumas novidades confirmadas. Separei tudo confirmado até agora e também o que podemos esperar para o FIFA 18, que deve (como todo ano) sair perto de Outubro deste ano.

Começando pelas notícias confirmadas, a narração brasileira será mantida. A dupla Tiago Leifert e Caio Ribeiro já está trabalhando nas gravações para o próximo FIFA, que pode ser um dos últimos com eles. Os dois estão na série desde FIFA 13 e geram controvérsia entre jogadores, já que Tiago sequer narrador profissional é. Porém, de acordo com entrevista dada na Brasil Game Show 2015, o contrato deles vai até FIFA 18 e o jogo oficial da Copa do Mundo de 2018.


Quanto às licenças do jogo, muito pouco se sabe até agora. A EA licenciou o clube AEK, da Grécia, que há três anos não aparecia na série. Além disso, a empresa firmou uma parceria com a K-League (liga sul-coreana) com foco no FIFA Online 3, portanto sem grandes mudanças para FIFA 18. O acordo consiste no logo da EA aparecer no kit dos árbitros e nas entrevistas de jogadores, enquanto foi feito um pacote de "lendas da K-League" para o FIFA Online, que incluia diversos jogadores com mais de 100 jogos no campeonato local.

Finalizando o que se tem confirmado de licenças, alguns clubes fizeram sessões de captura de rostos. Manchester City, Hull City e Swensea tiveram imagens do processo divulgadas, confirmando assim uma nova face para o brasileiro Gabriel Jesus! Porém o mais curioso foi o atleta Sebastian Giovinco, ex-Juventus e atualmente no Toronto FC, ter divulgado uma foto de seu rosto sendo fotografado para a EA. Não se sabe se o clube canadense fez parceria ou se o jogador participará de alguma campanha da EA (como foi melhor jogador da MLS na última temporada, pode aparecer na capa americana do FIFA).

Giovinco terá face em HD em FIFA 18

Por último, foi confirmada a produção da segunda temporada do modo Jornada, estrelado por Alex Hunter, cujo sucesso ano passado foi enorme. Considerando o final da temporada em FIFA 17, o jogador deve fazer sua estréia pela Seleção Inglesa, entre outras novidades.

Agora, os rumores!

O mais forte rumor em FIFA 18 é o da adição da liga Chinesa à série. O campeonato vem ganhando muito mercado com estrelas do futebol (como Tévez, Pato, Witsel, entre outros) jogando por lá, e a EA pode trazer a licença para FIFA 18. O rumor se fortaleceu após o lançamento do uniforme do Jiangsu Suning, pois o jogador do clube Alex Teixeira divulgou em seu Instagram a foto com a legenda dizendo "Apresentação oficial para FIFA 18 😂😂😂 Nova camiseta para a temporada 2017".

O Guangzhou Evergrande, de Paulinho, pode aparecer em FIFA 18

Outro rumor vem da Alemanha. A DFL Sports Enterprises, responsável pela licença da Bundesliga, abriu licitação para empresas interessadas na licença. O campeonato estará em FIFA 18, mas rumores apontam que ele pode aparecer no PES (rival direto da EA no mercado). Aparentemente a exclusividade não interessa mais a DFL pelo objetivo da Bundesliga em divulgar a sua marca especialmente na América Latina, tendo assim altas chances do campeonato aparecer em ambos FIFA e PES nas edições 2019. A decisão da empresa será divulgada dia 30 de Junho.

Isso pode ter impacto no FIFA 18, já que a EA pode tentar representar melhor o campeonato no jogo para não dar brecha no mercado alemão para a temporada seguinte. Uma melhor representação da DFB Pokal (copa da Alemanha) ou estádios novos nesta liga não seriam nenhuma surpresa.

Bundesliga deve deixar de ser exclusiva do FIFA

Além disso, o maior dos rumores circula na licença da UEFA, que também vai abrir licitação para licenças. Os campeonatos da UEFA são exclusivos do PES desde 2009, quando a Konami tirou a licença da EA. As licitações são separadas em:
  • Campeonatos de clubes: UEFA Champions League, UEFA Europa League, UEFA Super Cup, UEFA Youth League, UEFA Womens Champions League e até a UEFA Futsal Cup
  • Campeonatos de seleções: UEFA Euro, Eliminatórias da UEFA Euro, entre outras licenças de seleções.
Além disso, cada uma delas é separada em: 
  • Licenças de simuladores de futebol (FIFA e PES)
  • Licenças de jogos Manager (FIFA Manager e Football Manager)
  • Licenças de eSports (FIFA e PES)

Será que teremos a UEFA Champions League no FIFA 19?

O rumor se fortaleceu mais essa semana porque começaram a aparecer citações sobre comentários de pessoas envolvidas na negociação com confirmação de um resultado final e que a EA levou a disputa. Ainda assim, segundo muitas entrevistas e comentários não-oficiais de pessoas da produção do FIFA, a licença da UEFA vem com muitas restrições, o que dificulta sua inclusão no jogo da empresa canadense. Porém, sendo este o maior pedido dos fãs de FIFA no tema de licenças há anos e ser o carro-chefe do maior rival no mercado, existem grandes chances da licença aparecer no FIFA 19 (a licitação vale para 2018).

O alto investimento da EA nos eSports pode ser fundamental por esse ser um novo desejo da UEFA: um mercado novo a ser explorado. Com acordos nas ligas Russa, Austríaca, Polonesa, Holandesa, além de clubes alemães, argentinos, espanhóis, gregos e italianos (entre outros), a EA investe pesado e domina o mercado de eSports de Futebol, tornando altas as chances do negócio com a UEFA ocorrer.

E você, o que espera do FIFA 18? Diga nos comentários!

2 comentários:

  1. Seria muuuuuuuito massa se já no FIFA 18 tivesse algumas das novidades citadas acima, especialmente para os consoles antigos, como o Xbox 360, que no ano passado liderou as vendas do game no mundo todo.

    ResponderExcluir
  2. Seria um Marco histórico a volta da UEFA Champions league para o FIFA 18, além da libertadores da América, porém a um impasse muito burocrático na licença do campeonato Brasileiro completo com todos os jogadores, onde poderia implicar na possível licença da libertadores. Com total certeza se tivessem essas licenças FIFA 18 bateria muitos recordes de vendas e a EA iria faturar muito mais.

    ResponderExcluir