terça-feira, 27 de junho de 2017

[FIFA 18 x PES 2018] Licenças e clubes parceiros



Recentemente as licenças de PES e FIFA se tornaram uma guerra de exclusividades. Para ter clubes e campeonatos exclusivos, EA e Konami desembolsam milhões de reais a cada ano para renovar ou tirar licenças do rival. Por isso fiz uma pesquisa para entender como estão as licenças dos maiores campeonatos atualmente.

Uma breve explicação sobre os tipos de licença:

  • Campeonatos: as licenças de campeonatos em sua maioria incluem todos clubes que participam do mesmo. Isso ocorre na Libertadores, AFC Champions League, Premier League, Bundesliga, Ligue1, Liga NOS (Portugal), entre outros. Mas há exceções, que são os campeonatos da UEFA, a liga italiana e o Brasileirão (cuja licença apenas traz placar, bola, troféu, placas publicitárias e algumas manobras de marketing). Nestes casos, é preciso licenciar clube por clube. Exceto a Premier League, nenhuma licença de campeonato inclui estádios dos clubes participantes.
  • Licença de clubes: acordo normal que permite clube vir com símbolo, uniforme e afins corretos no jogo. Não implica em exclusividade no jogo, podendo o clube e seu estádio aparecer nos dois jogos.
  • Parceria com clubes: clube e seu estádio aparecerão exclusivamente no jogo que for seu parceiro. 

PS.: Clubes não citados não tem parceria nem com EA nem com Konami, podendo ser licenciados pelas duas. Clubes sem parceiros podem aparecer licenciados nos dois jogos com estádio ou podem estar atualmente negociando alguma parceria, portanto até o lançamento dos jogos essa situação de estar sem parceria pode mudar.

Licenças continentais


UEFA Champions League: Campeonato virá em PES 2018 e não em FIFA 18. Porém, este ano a UEFA está negociando a licença pro período após 2017, então essa negociação vale para os jogos FIFA 19 e PES 2019.


Copa Libertadores: sem parceiro.
Licença inclui todas equipes que participam da Sul-Americana e Libertadores (porém não inclui os jogadores de clubes brasileiros). Seria alternativa para EA licenciar Corinthians e Flamengo, mas por enquanto não foi anunciado nenhum acordo da Conmebol com EA ou Konami.

AFC Champions League: Exclusivo da Konami.

CONCACAF Champions League: Todo ano aparecem rumores ao redor do campeonato, já que este pode trazer clubes americanos e mexicanos para o PES, porém o site não tem nenhuma informação sobre FIFA ou PES. Portanto, deve ficar de fora.

Ligas e clubes

Premier League: EA
Arsenal: sem parceiro. Rumores apontam Konami tentando negociar com o clube.
Chelsea: EA
Liverpool: Konami
Manchester United: EA
Manchester City: EA

La Liga: EA
Barça: Konami
Real Madrid: EA
Valencia: EA
Atlético de Madrid: EA (assinou após o estádio e a equipe serem anunciados no PES 2018, portanto devem vir nos dois jogos este ano)

Ligue1: licenciada nos dois jogos
Monaco: EA
Olimpique de Marselha: Parceria acabava este ano, renovação não foi confirmada.
PSG: Parceria acabava este ano, renovação não foi confirmada.
Lille: Parceria acabava este ano, renovação não foi confirmada.
Lyon: Parceria acabava este ano, renovação não foi confirmada.
Bordeaux: Parceria acabava este ano, renovação não foi confirmada.

Bundesliga: EA (processo de licença está aberto para a próxima temporada, mas nessa ainda é da EA)
Bayern de Munique: EA
Bayer Leverkusen: Sem prceiro
Borussia Dortmund: Konami
Borussia Monchengladbach: Sem parceiro
Schalke 04: Sem parceiro
Wolfsburg: Sem parceiro

Liga Italiana: Sem parceiro
Juventus: EA

Liga Portuguesa: sem parceiro. Pode vir licenciada nos dois jogos.

Brasileirão: Konami
Corinthians: Konami
Flamengo: Konami
Jogadores tem que ser licenciados individualmente, portanto os outros clubes podem aparecer nos dois jogos e os jogadores irão variar entre licenciados e genéricos. Ano passado apenas a Konami licenciou jogadores, porém este ano a EA deve fazer o mesmo. EA só poderia trazer Corinthians e Flamengo se tivesse a licença da Conmebol pela Libertadores e Sul-Americana, mas aparentemente ela não virá em nenhum dos dois jogos.

Liga Chinesa:
Produtor da EA declarou que ela está fora do FIFA 18, porém isso não impossibilita que tenhamos equipes soltas no "Resto do Mundo". Konami não se pronunciou sobre o campeonato, mas pela AFC Champions League já são confirmados:
Guangzhou Evergrande (time do Paulinho e do Ricardo Goulart),
Jiangsu Suning (do Alex Teixeira e do Ramires),
Shanghai SIPG (do Oscar e do Hulk).

J-League:
EA tem a licença completa do torneio, tendo os 20 times. PES 2018 terá apenas os que jogam a AFC Champions League: Kashima Antlers, Urawa Red Diamonds, Kawasaki Frontale e Gamba Osaka.

Um comentário: